Assistência Estudantil

APOIO PEDAGÓGICO - PIAPE

images Tem como objetivo proporcionar apoio pedagógico aos processo de aprendizagem dos  estudantes de graduação. O PIAPE visa atender estudantes matriculados na Graduação, em  nível grupal ou individual, considerando suas necessidades específicas de aprendizagem,  sejam estas relacionadas a conteúdos disciplinares historicamente associados a elevadas  taxas de retenção, como também a outros campos de conhecimento ou saberes, e visando o desenvolvimento e a formação integral dos estudantes.  O apoio pedagógico acontece nas seguintes áreas: Matemática; Física; Química; Bioquímica; Leitura e Produção Textual. Além dessas áreas, estão programadas diversas oficinas sobre conteúdos variados, pensadas para ajudar a descobrir novas possibilidades e talentos.

CONTATOS : Telefone: (48) 3721-8307 – E-mail: apoiopedagogico@contato.ufsc.br

SITE: apoiopedagogico.prograd.ufsc.br

ASSISTÊNCIA MÉDICA

ATIVIDADES FÍSICAS OFERECIDAS PARA A COMUNIDADE

brasao_243(Condicionamento Físico, Danças, Ginástica, Musculação, Pilates, Yoga, entre outras).

Os canais de atendimento são publicados em edital semestral no site do Centro de Desportos, no link “Extensão – Atividades Físicas para a Comunidade”. Esses editais costumam ser publicados no início do semestre letivo, contudo o mês exato de publicação pode variar. Apesar de variarem de acordo com a atividade física, as práticas oferecidas, de um modo geral, exigem: preenchimento da ficha de inscrição disponível no site; pagamento de taxa de inscrição semestral – o valor da taxa depende da atividade e do número de dias de prática (algumas são gratuitas); atestado médico de aptidão para a prática de atividades físicas (como para a atividade de natação, por exemplo); entrega de cópia do documento de identidade no início das aulas (em alguns casos).

CONTATOS :  (48) 3721-9925

SITE: portalcds.ufsc.br/extensao-atividades-fisicas-para-a-comunidade

BIBLIOTECA UNIVERSITÁRIA - BU

 brasao_1412 A Biblioteca Universitária (BU) é composto de uma rede de dez unidades, com uma centralização  administrativa e técnica.  Sua missão é participar no processo de disseminação da informação e do  conhecimento de forma articulada à administração da UFSC para o desenvolvimento das atividades  de ensino, pesquisa e extensão. Todas as bibliotecas são de livre acesso à comunidade. Alguns  serviços, porém, são restritos àqueles que possuem vínculo com a Universidade, como é o caso do  empréstimo domiciliar, limitado a professores, técnicos e alunos. Cidadãos formados em cursos de    graduação, pós-graduação e aposentados da UFSC também podem pegar livros emprestados. Os  regulamentos que normatizam o empréstimo e uso dos espaços, além do acervo disponível pode ser consultado no site da BU.

Exemplos de alguns serviços que  a BU oferece à comunidade acadêmica:

  •  Empréstimo domiciliar: empréstimo de materiais, em quantidade e período determinados, para uso externo ao ambiente da biblioteca.
  •  Eventos: mostras de filmes, palestras e debates sobre literatura, encontros literários, entre outros projetos de extensão de cunho cultural e educacional. Alguns são abertos ao público e outros são restritos aos servidores da BU.
  • Orientação – normalização e bases de dados: materiais de consulta que orientam sobre a normalização de trabalhos científicos e uso das bases de dados bibliográficos, bem como atendimento personalizado às diversas dúvidas sobre a temática, por e-mail, telefone e atendimento local.
  • Acesso Wireless: acesso à internet sem fio na UFSC.
  •  Reprografia: xerox ou scanners para a reprodução parcial de materiais.
  • Mecanismo on-line para referências – MORE: software para criação e gestão de referências bibliográficas.
  •  Catalogação na fonte: elaboração gratuita de ficha catalográfica para livros e periódicos editados pelas unidades administrativas e acadêmicas da UFSC.

CONTATOS: Telefone: (48) 3721-2257 – E-mail: dau.bu@contato.ufsc.br

SITE: portal.bu.ufsc.br/

 CERTIFICADOS DE AÇÕES E EXTENSÕES

As ações de extensão podem gerar certificados aos participantes. Os certificados são eletrônicos e estão disponíveis na página www.certificado.prpe.ufsc.br.

CONTATOS: Telefones: (48) 3721-9021 / 3721-9344 – E-mail: proex@contato.ufsc.br

 EDITORA DA UFSC

logo-editoraAs obras publicadas pela Editora da UFSC são voltadas à divulgação de pesquisas, obras de interesse didático e acadêmico.  No caso de obras de ficção e poesia (literatura), também é possível a submissão de textos, mas, nesse caso, somente nos períodos de inscrições de concursos literários promovidos pela editora. A entrega de textos para publicação deve cumprir as especificações que constam no Guia do autor (disponível no site da editora). Esse requisito é avaliado pela equipe de revisores da editora logo após a entrega do material. A editora também se responsabiliza pela produção e distribuição do livro, cabendo ao autor ou organizador os direitos autorais, em conformidade com a legislação vigente e tal como previsto em contrato a ser assinado no momento em que o livro for para a gráfica. Além disto, todo semestre a Editora promove Feiras do Livro. Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

CONTATOS: Telefones: (48) 3721-9686 / 3721-9408 – E-mail: editora@editora.ufsc.br

SITE: editora.ufsc.br

 EDUCAÇÃO AMBIENTAL - SALA VERDE

brasao_454Projeto institucional chancelado pelo Ministério do Meio Ambiente, a Sala Verde UFSC apresenta-se como um espaço propício ao desenvolvimento e apoio às mais diversas ações de cunho socioambiental, visando ao envolvimento da comunidade universitária e do público em geral: docentes e discentes da Rede Pública de Ensino – educação infantil, ensino fundamental e médio –, educadores ambientais e outros segmentos da sociedade interessados na causa socioambiental. Para participar das ações, faz-se necessário acompanhar as informações na página do projeto, entrar em contato com a coordenação por e-mail ou visitar o espaço da Sala Verde no prédio da Biblioteca Central e verificar os trabalhos que estejam sendo realizados no momento e que possam interessar. As visitas à Sala Verde e a participação nos projetos por turmas dependem de agendamento prévio por telefone ou e-mail.

CONTATOS: Telefones:  (48) 3721-9044 / 3721-6469 – E-mail: salaverde@contato.ufsc.br

 SITE: salaverde.ufsc.br

 EMAJ - ESCRITÓRIO MODELO DE ASSISTÊNCIA JURÍDICA

DSC04921e-300x225(Direito Cível, Direito da Família, Direito Penal, Direito Trabalhista).

A assistência jurídica gratuita do Escritório Modelo de Assistência Jurídica (EMAJ) é destinada aos moradores de Florianópolis que comprovarem insuficiência de recursos. Assim os interessados no serviço devem apresentar comprovante de rendimento de no máximo três salários mínimos. Além da comprovação de renda, são necessários: documento de identidade (RG), CPF, comprovante de residência. Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 9h às 11h e das 13h30min às 17h30min.

CONTATOS: Telefones:  (48) 3331-9410 / 3331-9816

SITE: ccj.ufsc.br/emaj

IDIOMAS

CURSOS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA:

(Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Português para estrangeiros, Preparação para TOEFL).

O Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras publica as informações necessárias às matrículas nos cursos de idiomas semestralmente (geralmente começo de semestre). Para participar dos cursos, os interessados poderão ser submetidos a teste de nivelamento para avaliar sua proficiência na língua estrangeira e, consequentemente, estabelecer o nível para a turma de ingresso. A não aprovação em um nível resulta na impossibilidade de matrícula nos níveis mais avançados dos idiomas (a partir do nível 2), mas permite a inscrição no primeiro nível de cada língua. A realização do teste de nivelamento requer inscrição no site (vagas limitadas), após isto, os que foram aprovados e aqueles que desejarem ingressar no primeiro nível do idioma deverão realizar suas matrículas, pelo site, conforme cronograma definido no edital. A inscrição requer: matrícula no site (caso haja vaga) e pagamento de taxa de inscrição semestral (valores diferenciados para os públicos que podem usufruir serviços).

CONTATOS: Telefones:  (48) 3721-9288 / 3721-9703 / 3721-6607 /3721-9355 – E-mail: llesec@cce.ufsc.br

SITE: www.cursosextra.com

IDIOMA SEM FRONTEIRAS

IDIOMAS_SEM_FRONTEIRASO IsF foi elaborado com o objetivo de proporcionar oportunidades de acesso, através do programa Ciência sem Fronteiras e de outros programas de mobilidade estudantil, a universidades de países onde a educação superior é conduzida em sua totalidade ou em parte por meio de línguas estrangeiras. Neste sentido, suas ações também atendem a comunidades universitárias brasileiras que passam a receber um número cada vez maior de professores e alunos estrangeiros em seus câmpus. Para atender tal demanda, suas ações incluem a oferta de cursos a distância e cursos presenciais, além da aplicação de testes de proficiência. Atualmente o Idiomas sem Fronteiras mantém ações para o ensino e aprendizagem das línguas alemã, espanhola, francesa, inglesa, italiana e japonesa.

SITE: isf.mec.gov.br

PET IDIOMAS

Web Desde o ano de 2003, o PET Letras oferece semestralmente cursos gratuitos de idiomas à comunidade em  geral. O quadro de línguas oferecidas compreende desde as mais correntes, inglês, espanhol, francês,  alemão e italiano, até polonês, latim e grego. Dois objetivos principais têm-se em vista com essa projeto:  oferecer uma primeira experiência de ensino aos graduandos de letras estrangeiras, e aos demais  interessados em ensinar uma língua; e oferecer à comunidade em geral cursos introdutórios de idiomas.O  projeto é organizado e coordenado pelos próprios bolsistas do PET Letras. Os professores atuam em caráter de voluntariado e recebem um certificado, ao fim do semestre, de participação como ministrante do curso. As turmas são compostas por até vinte alunos e as vagas são preenchidas através de um sorteio feito no início de cada semestre. Para concorrer às vagas, os interessados devem fazer sua inscrição junto ao PET Letras. A inscrição é limitada a uma vaga por pessoa e podem ser feitas através do site do PET Letras.

CONTATOS: E-mail: idiomaspetletras@gmail.com

SITE: petletras.paginas.ufsc.br

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

754 Localizado no térreo da Biblioteca Central. Para acessar as dependências do Laboratório, é  necessário possuir cartão de estudante da UFSC.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 17h.

 CONTATOS: Telefone:  (48) 3721-4632 – E-mail: prae@contato.ufsc.br

PLANETÁRIO

 brasao_351O Planetário realiza atividades dirigidas ao ensino e à divulgação da Astronomia e ciências afins. É  oferecido cursos e palestras, sempre divulgados no site. O observatório astronômico acontece todas  as manhãs, das 9h as 11h, observação do sol e nas quartas feiras ao anoitecer até às 22h, com  tempo bom.

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h

CONTATOS: Telefones:  (48) 3721-4133 / 3721-2003 (fax) – E-mail: planetar@cfh.ufsc.br

SITE: planetario.ufsc.br

PRAE- PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

brasao_72SITE: /prae.ufsc.br

SERVIÇOS PRESTADOS:

ATENDIMENTO ASSISTENCIAL 

O atendimento assistencial é oferecido ao estudante regularmente matriculado na UFSC. Para ter acesso ao serviço, basta que ele compareça ao plantão de atendimento do Serviço de Atenção Socioassistencial da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CoAEs/PRAE), localizado na área térrea da Biblioteca Universitária.

CONTATOS: Telefones: (48) 3721-9341 – E-mail: coaes.prae@contato.ufsc.br

ATENDIMENTO PSICOLÓGICO

Assim como o atendimento assistencial, o atendimento psicológico é oferecido apenas para os estudantes que estejam regularmente matriculados na Universidade. O interessado deve comparecer ao plantão do Serviço de Atenção Psicossocial da Coordenadoria de Assistência Estudantil no andar térreo da Biblioteca.

CONTATOS : Telefone:  (48) 3721-6468 – E-mail: psicologia.prae@contato.ufsc.br

AUXÍLIO – CRECHE

Para se inscrever no Programa Auxílio-Creche, o estudante deve atender aos seguintes requisitos: ter guarda e responsabilidade legal de crianças com idade de zero a seis anos de idade, sendo obrigatória a comprovação de que a criança reside com o aluno que solicitar o referido auxílio; ter situação de vulnerabilidade socioeconômica comprovada por cadastro socioeconômico devidamente preenchido e validado pela Coordenadoria de Assistência Estudantil da CoAEs/PRAE; não receber outro tipo de auxílio-creche; comprovar a inscrição junto ao setor público municipal e ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC, demonstrando que a criança encontra-se em situação de “fila de espera”; não ter concluído outro curso de graduação. A concessão do auxílio-creche ocorrerá somente a um dos pais ou responsável legal, quando ambos forem alunos da UFSC.  Após inscrever-se no período estabelecido em edital, o aluno interessado deverá aguardar a publicação do resultado no site da PRAE. Se for selecionado, ele deverá apresentar-se na Coordenadoria de Assistência Estudantil para demais encaminhamentos. A seleção é feita de acordo com o índice socioeconômico do estudante.

CONTATOS: Telefones:  (48) 3721-9341 / 3721-2707 – E-mail: coaes.prae@contato.ufsc.br

AUXÍLIO – MORADIA

O auxílio-moradia é oferecido aos estudantes com matrícula regular e vigente nos cursos de graduação da UFSC. Para ter direito ao auxílio-moradia, o estudante deverá atender aos seguintes requisitos: não ter concluído curso de graduação; preencher e validar o cadastro socioeconômico da CoAEs/ PRAE; residir fora do município do campus da UFSC no qual cursa a graduação; e ser oriundo de família que não resida nesse município. Atendidas as exigências, o estudante deve acompanhar a abertura de edital de seleção publicado semestralmente na página da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Abertas as inscrições, basta ao estudante aderir ao edital pelo site, na aba “Auxílio Moradia”. É publicado edital de resultados e os selecionados devem apresentar-se na Coordenadoria de Assistência Estudantil para os encaminhamentos necessários. A seleção é feita de acordo com o índice socioeconômico do estudante.

CONTATOS: Telefones: (48) 3721-9341 / 3721-2707 – E-mail: coaes.prae@contato.ufsc.br

BOLSA – ESTUDANTIL UFSC

Para candidatar-se ao Programa Bolsa Estudantil-UFSC, o aluno deverá comprovar possuir matrícula regular em curso de graduação na UFSC, demonstrando estar cursando, pelo menos, a carga mínima semanal do período letivo, conforme estabelecido no projeto pedagógico do respectivo curso. Deverá também ter o cadastro socioeconômico da CoAEs/PRAE devidamente preenchido e validado  e entregar a documentação relacionada na Coordenadoria de Assistência. Atendidas as exigências, o aluno deve acompanhar a abertura de edital de seleção publicado semestralmente no site da PRAE e fazer a inscrição pelo mesmo, na aba “Bolsa Estudantil”. Após inscrever-se no período estabelecido em edital, o estudante interessado deverá aguardar a publicação do resultado no site da PRAE. Se for selecionado, ele deverá apresentar-se na Coordenadoria de Assistência Estudantil para demais encaminhamentos. A seleção é feita de acordo com o índice socioeconômico do estudante.

CONTATOS: Telefones:  (48) 3721-9341 / 3721-2707 – E-mail: coaes.prae@contato.ufsc.br

ISENÇÃO ALIMENTAR

Os estudantes com cadastro socioeconômico aprovado pela Coordenadoria de Assistência Estudantil podem requerer isenção de alimentação no Restaurante Universitário. Para tanto, devem acessar o Sistema de Cadastro online e solicitar o benefício.

CONTATOS: Telefone: 3721-9341.

MORADIA ESTUDANTIL

A possibilidade de ocupar vaga na Moradia Estudantil da UFSC é oferecida aos estudantes que não são do município de Florianópolis e que possuam matrícula regular e vigente nos cursos de graduação da UFSC. Para concorrer à vaga na Moradia Estudantil, o estudante não pode ter concluído curso de graduação, precisa ter o cadastro socioeconômico devidamente preenchido e validado, bem como deve residir fora do município de Florianópolis e ser oriundo de família que não resida nesse município. Atendidas as exigências, o aluno deve acompanhar a abertura de edital de seleção publicado semestralmente no site da PRAE e fazer a inscrição pelo mesmo, na aba “Moradia Estudantil”. Após inscrever-se, de acordo com o período estabelecido em edital, o estudante interessado deverá aguardar a publicação do resultado no site da PRAE. É publicado edital de resultados e os selecionados devem apresentar- se na Coordenadoria de Assistência Estudantil para os encaminhamentos necessários. A seleção é feita de acordo com o índice socioeconômico do estudante.

CONTATOS: E-mail: coaes.prae@contato.ufsc.br

PROGRAMA DE AUXÍLIO A EVENTOS

O Programa de Auxílio a Eventos é regulamentado pela Portaria nº 004/PRAE/2012, que pode ser obtida no site da PRAE  no link “Portarias” do menu “Documentos” (à esquerda do site). O Programa apresenta quatro modalidades: participação individual, participação coletiva, apresentação de trabalho nacional e apresentação de trabalho internacional. O estudante deve obrigatoriamente entregar formulário da modalidade de interesse dentro do prazo estipulado na Portaria. Os formulários estão disponíveis no site. O estudante interessando deve realizar as seguintes etapas: entregar formulário da modalidade correspondente e documentos estipulados pela Portaria nº 004/PRAE/2012; aguardar análise dos pedidos; verificar publicação do Edital de Resultados da modalidade solicitada, que é divulgado na página, após o término do prazo de recebimento dos pedidos para a respectiva modalidade; se o pedido for aprovado, comparecer no Departamento de Assuntos Estudantis na data estabelecida no Edital de Resultados para providências quanto a compra de passagem ou agendamento de ônibus.

CONTATOS: Telefone:  (48) 3721-9281 –E-mail: prae@contato.ufsc.br

VIAGEM DE ESTUDOS

A viagem de estudo deve estar prevista no plano de ensino da disciplina. O Professor precisa cadastrar a viagem no prazo divulgado pelo Departamento de Assuntos Estudantis. A viagem é cadastrada no endereço www.viagemdeestudo.ufsc.br. O Programa Viagem de Estudos é normatizado pela Resolução nº 045/CEPE/1989, disponível no site da PRAE. O DEAE/PRAE abre o edital com período de inscrições sempre ao final do semestre, tendo como base as viagens do semestre subsequente. Os professores cadastram o pedido no sistema. Quando se aproximar a data da viagem, em até 15 dias antes da realização, os professores precisam confirmar a realização dela pelo sistema. A cinco dias de realizar a viagem, o professor apresenta, ao Departamento de Assuntos Estudantis da PRAE, a lista de alunos e as demais informações relevantes para a viabilização da viagem.

CONTATOS: Telefone: (48) 3721-9494 – E-mail: prae@contato.ufsc.br

RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO

ru4Requisitos para utilização: matrícula regular e vigente na UFSC; cartão de acesso, que pode ser obtido na Secretaria Administrativa do RU; passes de refeição, que podem ser adquiridos na Secretaria Administrativa do RU.

Horário de atendimento: Administração e Secretaria: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Refeição, de segunda a sexta-feira: das 11h às 13h30min e das 17h às 19h. Refeição, finais de semana e feriados: das 11h30min às 13h e das 17h às 19h.

CONTATOS: Telefones: (48) 3721-9203 / 3721-9681 – E-mail: ru@contato.ufsc.br

SITE: ru.ufsc.br/informativos

SEMANA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SEPEX)

marca_sepex_oficial_semnumero_c_pia_400x400A Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão é um dos maiores eventos de divulgação científica de Santa Catarina. A SEPEX acontece anualmente na UFSC e apresenta trabalhos desenvolvidos por professores e alunos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, vários minicursos de diversos temas são oferecidos à comunidade, e atrações culturais acontecem ao longo dos quatro dias do evento. A visitação é gratuita e aberta a toda a comunidade. Geralmente a SEPEX ocorre no mês de outubro de cada ano. Os interessados deverão acompanhar a programação dos minicursos na página do evento. A participação nos cursos oferecidos durante a Semana requer cadastramento prévio e a realização de inscrição no site.

CONTATOS: Telefones:  (48) 3721-9021 / 3721-9344 – E-mail: sepex@contato.ufsc.br

SITE: sepex.ufsc.br

SERVIÇO DE ATENÇÃO PSICOLÓGICA (SAPSI)

(Acolhimento Psicológico, Atendimento Psicoterápico, Avaliação e Perícia Psicológica, Orientação ao Vestibulando, Orientação Profissional, Preparação para a Aposentadoria, Reorientação Profissional, entre outros)

O acolhimento psicológico funciona por livre demanda, diariamente no período letivo. Constitui-se por dois atendimentos, que têm por objetivo realizar uma escuta inicial e auxiliar nos encaminhamentos que se fizerem necessários a cada caso. Os serviços de Atendimento Psicoterápico (Infantil, Adolescente, Adulto e Familiar) funcionam a partir de inscrições, que são abertas no início de cada ano. Esses atendimentos são realizados conforme a capacidade do serviço e os demais inscritos ficam em lista de espera. Os serviços de Orientação Profissional, Reorientação Profissional, Orientação ao Vestibulando e Preparação para a Aposentadoria são prestados pelo Laboratório de Informação e Orientação Profissional (LIOP) nas dependências do SAPSI. As inscrições, neste caso, estão abertas ininterruptamente. O interessado deverá comparecer ao SAPSI e preencher a ficha de inscrição. A Avaliação e Perícia Psicológica são realizadas por demanda médico-psiquiátrica ou jurídica.

ENDEREÇO: Centro de Filosofia e Ciências Humanas(CFH). Serviço de Atenção Psicológica, 2 andar, bl. D.

CONTATOS: Telefones: (48) 3721-9402 / 3721-4989 – E-mail: sapsi@cfh.ufsc.br

SITE: sapsi.paginas.ufsc.br